FECHAR
PT / EN
LANCES INICIAIS
LANCES FINAIS
Ana Clara Tito
Lote 131
Sem título
Ana Clara Tito
Lote 131
Dê seu lance CADASTRE-SE
Lances iniciais em 19/10
Sem título, 2023

Impressão fotográfica montada em metacrilato

80 x 60 x 3 cm
R$ 8400,00
lance inicial
Confira os lances

A pesquisa de Ana Clara Tito (1993) parte de seu interesse pelas relações que estabelecemos com os espaços que construímos e habitamos. Em objetos, fotografias, performances e instalações, sua obra integra elementos que remetem à arquitetura, à arqueologia e a ítens íntimos. Matérias como destroços de concreto, cacos de barro, metais oxidados e partes de colchão são usadas no desenvolvimento de um universo que reflete sobre limites – tanto carnais quanto de paridade. Suas obras apresentam uma paisagem que é ao mesmo tempo construída e desmantelada, numa espacialidade marcada pela incompletude.

Em 2023, Tito apresentou individuais na galeria Cavalo, no Rio de Janeiro, e no Auroras, em São Paulo. Em 2021, apresentou no MAM Rio a individual O que se degrada segue em frente. Integrou exposições coletivas no Museu de Arte do Rio, Instituto Moreira Salles, Valongo Festival Internacional da Imagem, Galpão Bela Maré, entre outros. Nos últimos anos, participou das residências FAAP (2023), Pivô (2022) e MAM Rio/Capacete (2020). Graduou-se em desenho industrial pela Esdi-UERJ e é mestre em artes visuais pelo PPGArtes UERJ. Participou do 38º Panorama da Arte Brasileira e é cofundadore e integrante da Nacional Trovoa.

Parte importante da pesquisa de Ana Clara Tito envolve o questionamento do status da imagem fotográfica no imaginário comum sobre verdade e seus usos como documento no campo legal do direito. Assim, trata todas as fotografias como constructed images (imagens construídas), mesmo as que não são definidas ou apresentadas com essa classificação. Em sua prática experimental, um dos caminhos para esse modo particular de lidar com a foto é enfrentá-la juntamente com a matéria – em geral as matérias comuns a seu trabalho, como o concreto e outras que referenciam técnicas da construção civil. A degradação de fotos de sua própria autoria se coloca como intenção central nessa busca e nesse questionamento.

Sem título (2023) é resultado justamente de manipulações analógicas e digitais de impressões fotográficas após o contato direto com a massa do concreto, resultando em uma imagem que acentua a relação com o tempo ambíguo enxergado por Tito nos espaços arquitetônicos de seu interesse, com a memória e a construção de futuro sempre presentes.