FECHAR
Natalie Braido
Lote 113
Lance inicial
R$ 7700,00
Antes (Teste para pedra de milha), 2021
Da série Teste para pedra de milha
Impressão pigmentada sobre papel de algodão. Ed. 1/5 + PA
67 x 100,5 x 3 cm
LANCES INICIAIS
LANCES FINAIS
Sobre a obra

Antes (Teste para pedra de milha) (2021) parte da ideia da pedra de milha como um marco que indica uma distância e uma etapa de um percurso. Na obra, porém, esse marco é também um experimento: uma pedra é encapsulada em gelo e levada a uma praia, onde permanece exposta à possibilidade de ser atravessada por um raio.

O trabalho nasce da tentativa de produzir um fulgurito ou pedra-de-raio a partir de uma pedra comum, não apenas como vestígio de uma descarga atmosférica, mas como transformação efetiva da matéria. A expectativa era que, atingida pelo raio, aquela pedra deixasse de ser o que era e desse origem a outra formação mineral.

O bloco de gelo mantém a pedra em uma condição provisória, entre preservação e mudança. Enquanto sua forma se altera lentamente com o calor, outra transformação, imprevisível, permanece em potência.

O “teste” do título nomeia esse estado de espera. A pedra de milha não marca uma etapa concluída, mas o ponto em que um processo é colocado em curso: uma pedra diante da possibilidade de tornar-se outra. A obra apresentada é uma fotografia que integra uma série documental desse experimento, fixando em imagem a condição efêmera dos materiais durante esse estado de suspensão.

Sobre Natalie Braido

Natalie Braido (1996) explora e questiona o conceito de tempo em sua obra. Experimenta com tecnologias, utilizando mecanismos e materiais que abordam a impermanência e os limites do mundo material. Sua prática considera aspectos biológicos e simbólicos da natureza, combinando materiais efêmeros e cotidianos para criar sistemas que investigam a poética da mutabilidade, da instabilidade e da falha.