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LANCES FINAIS
Paulo Nazareth
Lote 072
Background
Paulo Nazareth
Lote 072
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Lances iniciais em 27/11
Background, 2019

Madeira, tecido de algodão e objetos encontrados (jornais periódicos+ monitor de computador) – Edição única

120 x 28 x 28 cm
R$ 63000,00
lance inicial
Confira os lances

Paulo Nazareth (Governador Valadares, 1977) vive e trabalha pelo mundo. O trabalho de performance e instalação do artista explora suas raízes africanas e indígenas. O artista incorpora em seu trabalho gestos simples, explorando temas, frequentemente ignorados no circuito nacional e internacional de arte, ligados à imigração, racismo e colonialismo.
Embora seu trabalho possa se manifestar em vídeo, fotografia e objetos colecionados, seu meio mais forte é o cultivo/construção de relacionamentos com indivíduos que cruzam o seu caminho especialmente aqueles colocados à margem devido ao seu status legal ou reprimidos pelas autoridades governamentais. Nazaré explora o ideal romântico do artista em busca de verdades universais ao apropriar-se de suposições sobre identidade nacional, historiografia e valor humano. Suas exposições individuais incluem Paulo Nazareth, ICA Miami, Miami (2019); Faca Cega, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte (2018); Old Hope, Mendes Wood DM, São Paulo (2017), Genocide in Americas, Meyer Riegger, Berlin (2015), Journal, Institute for Contemporary Arts, London (2014), Premium Bananas, MASP, Museum of Art São Paulo (2013). Participações em mostras coletivas incluem Beyond the Black Atlantic, Kunstverein Hannover, Hannover (2020); 22nd Sydney Biennial, Sydney (2020); Our Selfie, MO Museum, Vilnius (2019); How to talk with birds, trees, fish, shells, snakes, bulls and lions, Staatliche Museen zu Berlin, Berlin (2018); EXTREME. NOMADS, MMK Museum für Moderne Kunst, Frankfurt am Main (2018); The Lotus in Spite of the Swamp, Prospect.4 Triennial, New Orleans (2017); Field Gate, Remai Modern, Sasktoon (2017); Soft Power. Arte Brasil, Kunsthal KAdE, Amersfoort (2016); Much wider than a line, SITE Santa Fe, Santa Fe (2016); New Shamans/Novos Xamãs: Brazilian Artists, Rubell Family Collection, Miami (2016); Indigenous Voices, Latin American Pavilion 56th Venice Biennale, Venice (2015).

As esculturas de Paulo Nazareth consistem em arranjos de itens geralmente encontrados em suas incansáveis jornadas. Nazareth é um nômade radical, um artista que leva o binômio arte-vida às últimas consequências, sempre colocando o próprio corpo e suas experiências a serviço de uma discussão ampla sobre injustiças ancestrais e o papel que a arte pode ter em processos reparatórios. A prática de Paulo Nazareth é ao mesmo tempo interdisciplinar e participativa. Ele busca personificar a ideia do artista como conector, decodificador e filósofo. Sua prática artística, inseparável da vida, demonstra um profundo respeito pelos humildes e desvalidos que vivem sob o jugo da opressão colonial. Os materiais que compõem suas esculturas refletem a empatia que o artista sente pelos oprimidos.