FECHAR
PT / EN
LANCES FINAIS
Natália Quinderé
Lote 039
10 cadeiras empilhadas
Natália Quinderé
Lote 039
Dê seu lance CADASTRE-SE
Lances iniciais em 19/10
10 cadeiras empilhadas (da série É um monte e um tanto é uma ruma), 2014

Desenhos com materiais diversos

113 x 79 cm
R$ 5600,00
lance inicial
Confira os lances

Natália Quinderé é uma artista residente no Rio de Janeiro que atua em diversas áreas: curadoria de artes visuais, escrita sobre arte e dança. Em 2024, ela realizou sua primeira exposição individual, intitulada “É um monte e um tanto é uma ruma”, com curadoria de Fernanda Lopes, na galeria Abapirá.

Em 2019, Quinderé recebeu uma bolsa de viagem curatorial do Goethe e do Serviço Cultural da França, com o projeto Musée-Museum: 15 dias, 4 horas, uma obra-prima. Essa pesquisa resultou na idealização do projeto Seis gentes dançam no museu, cuja primeira edição ocorreu no MAM Rio em 2021, envolvendo bailarinos e artistas visuais. Desde então, ela tem se apresentado em espaços institucionais e independentes do Rio, buscando criar um diálogo entre artistas visuais, dançarinos e músicos experimentais. Em 2024, foi selecionada para a residência Pivô.

Os desenhos apresentados na exposição “É um monte e um tanto é uma ruma” fazem parte de seu processo criativo. Quinderé alugou 120 cadeiras de plástico brancas, oito mesas e 38 copos de vidro para cerveja, criando uma série de empilhamentos na galeria. Ao longo de quatro dias, durante o horário de funcionamento, ela fez cerca de 270 esboços das cadeiras empilhadas, refletindo o esforço e a repetição do gesto. Esses desenhos, que ficaram expostos nas paredes da galeria, guardam a memória da rapidez do gesto e do manuseio, resultando em uma conexão tangível com sua primeira exposição individual.