FECHAR
PT / EN
LANCES FINAIS
M0XC4
Lote 018
Abel
M0XC4
Lote 018
Dê seu lance CADASTRE-SE
Lances iniciais em 12/11
Abel, 2023

Técnica mista

140 x 155 cm
R$ 9100,00
lance inicial
Confira os lances

M0XC4 (Porto Seguro, BA, 1995) é estudante em Desenho Industrial (UFBA) e iniciou sua pesquisa nas artes visuais em 2017. Exibiu seu trabalho em exposições internacionais como Waters Marks: We Must Remember em Londres e nacionais como Sidney Amaral: Um Espelho na História, Brasil. Foi residente do Pivô Pesquisa em 2023 e é representado pela HOA Galeria.
Na herança de sua construção acredita ser antes de tudo corpo condicionado ao trabalho, sendo a imposição a um corpo sem trabalho ser vazio e sem motivação, incisivo destino em da pessoa racializada no Brasil. Nessa conjuntura enxerga exploração como um dispositivo, injetado na cultura de ser corpo negro, ser corpo trabalhador, retirando assim toda sua subjetividade para a construção de um “corpo-função”, monitorado, máquina. Em seu trabalho enxerga a automatização de corpos racializados como a produção de máquinas de trabalho, assim o artista reforma processos de anatomia na construção de maquinário, criando humanoides não utilizáveis, não explorados, usando pintura convencional e digital, objeto e instalação como um artifício para a impressão dessas provocações.
Nas palavras do artista, ele descreve o trabalho Abel: “Você está de olhos cerrados, entre abertos, e não vê Abel, só vê as formas que o acompanham, nessas formas sua nebulosa leitura é resposta sobre essa máquina de pavimentar, de anatomia tão dinâmica e estranha, como você o enxerga? Você não consegue vê-lo se cerrar os olhos, a cabeça de Abel a brilhar, cabeça postiça emaranhada nessas formas de pavimentador. Ao abrir bem os olhos, você vê bem Abel preso em uma invenção de outro. Se olhar de mais perto, pode ver sua derme de ferrugem ao decompor com ansiedade essas formas, voltando a terra debaixo desse pavimento.”