Lances iniciais em 12/11
Cerâmica
Diana Barquero Pérez (San José, Costa Rica, 1986) possui mestrado em artes na “Estratégias do Espaço” pela Kunsthochschule Weißensee (KHB) (Berlim, Alemanha, 2020). É licenciada em artes plásticas pela Universidade da Costa Rica (2014). Ela fez parte do programa PES SOMA (Cidade do México, México, 2021-2022). Sua trajetória profissional inclui diversas residências artísticas, destacando-se o Pivô Pesquisa (São Paulo, 2023), Alter-academia (TEOR/ética, Costa Rica, 2016) e EspIRA/LA ESPORA (Nicarágua, 2007 e 2008). Ela trabalhou de forma interdisciplinar com Soledad Castro nos campos da ecologia política e ciências ambientais. Na Costa Rica, realizou exposições individuais no MADC, CCE e na Galeria Equilátero. Em Berlim, teve uma exposição individual intitulada If you think you can grasp me, think again na T.O.P (Transdisciplinary Project Space, 2020). Além disso, participou de diversas exposições coletivas na Costa Rica em espaços como TEOR/ética, Museu Nacional e MADC. Fora do país, expôs em coletivas realizadas nos Estados Unidos, México, Guatemala e Sérvia. Foi vencedora do Prêmio Nacional de Artes Francisco Amighetti na categoria ‘outros meios’ na Costa Rica (2018).
O trabalho de Diana Barquero Pérez se concentra em examinar os processos de transformação e colapso em territórios contestados, especialmente nas tensões entre “espaços produtivos” e áreas naturais. Sua abordagem artística incorpora matéria orgânica e objetos, com um olhar atento para as matérias-primas e suas interconexões. Ela é influenciada por disciplinas como ecologia política e geografias críticas. Parte de sua trajetória profissional envolve diversas residências artísticas.
A série De bichos y bestias en la conquista de los suelos é parte da investigação da artista acerca dos impactos da monocultura, especificamente de abacaxi na Costa Rica, seu país de origem. A cerâmica, representando órgãos interconectados, simboliza os órgãos de nossos corpos, que atuam como receptores das substâncias que ingerimos e absorvemos. Tanto a fruta do abacaxi quanto os pesticidas usados em sua produção se misturam em nossos órgãos e afetam direta ou indiretamente diversos seres vivos, devido aos produtos químicos que sustentam a agricultura em larga escala. Como parte de sua pesquisa durante uma residência artística no Pivô em 2023, Diana compartilhou uma bebida chamada Tepache, feita com base no abacaxi, em uma das peças de cerâmica disponíveis para este leilão. Esta obra convida a uma reflexão sobre as complexas interações entre o ambiente, a produção agrícola e os seres vivos.