FECHAR
PT / EN
LANCES FINAIS
Thomaz Rosa
Lote 006
Sem título (noturno)
VENDIDO!
Thomaz Rosa
Lote 006
Dê seu lance CADASTRE-SE
Lances iniciais em 18/11
Sem título (noturno), 2017

Óleo sobre tela – Assinada

48 x 38 cm
R$ 12600,00
lance inicial
Confira os lances

Thomaz Rosa (São Caetano do Sul, 1989) vive e trabalha em São Paulo. Em 2009, iniciou sua graduação com Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo, UNESP. Entre 2012 e 2013 foi artista residente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, FBAUP, Portugal. Trabalhou como assistente de artistas como Lucas Arruda, Claudio Cretti, Caetano de Almeida, Marina Rheingantz, Paulo Monteiro e Sergio Sister. Frequentou os cursos livres Pintura e reflexão de Paulo Pasta e o História da arte de Rodrigo Naves. Em 2016, participou da exposição Oito Artistas, Galeria Mendes Wood DM, organizada pelos artistas Bruno Dunley e Lucas Arruda; BFA Boatos Fine Arts Circumscriptio, Compositio, Receptio Luminum; Um desassossego, Galeria Estação e a coletiva Na soleira da noite, Galeria Sancovski. Realizou sua primeira individual, Unwelt, em 2017 pela BFA e, em 2019, apresentou fevereiro, Mendes Wood DM. Em 2018 foi artista residente no Pivô.
Sua primeira exposição na Europa, a individual Intorno alla mia cattiva educazione foi apresentada em 2019 na galeria Castiglioni, Milão. Em 2020, apresentou a individual Imagem e Ação, com curadoria de Claudio Cretti, Casa de Cultura do Parque e participou da coletiva Entre bordas – Sons que ecoam, SESC Santo André, com curadoria de Paula Braga.

Sem título (Noturno) é um trabalho do início de uma pesquisa sobre cor e gesto. A paleta reduzida a tons escuros parte de azuis e marrons; o gesto, de certa maneira, grosseiro escava a própria tinta e faz emergir a luz da superfície do suporte. Faz referência à obra de James McNeill Whistler e de Lucas Arruda, durante os primeiros anos em que o artista trabalhou como seu assistente.