FECHAR
PT / EN
LANCES FINAIS
Lucas Simões
Lucas Simões
Dê seu lance CADASTRE-SE
Lances iniciais em 18/11
,

Para Lucas Simões, a matéria é uma ferramenta de linguagem e o ponto de partida de seu trabalho. Seu processo baseia-se em pesquisas teóricas que se realizam em experiências espaciais. Sua formação como arquiteto, em que técnica e poética se entrelaçam, oferece uma possível chave de entendimento de sua produção.
No centro de sua pesquisa essão os fracassos da Modernidade e as consequências contemporâneas dele. As obras se estabelecem a partir do diálogo entre a matéria-prima da arquitetura e seus habitantes, com uma sutil sagacidade que desestabiliza as certezas sobre seu rigor e revela a fragilidade das estruturas.
Realizou individuais no MAMAM, Recife, na Caixa Cultural,SP-RJ e no Pivô Arte e Pesquisa. Participou de exposições em instituições como: Bienal do Mercosul, 10ª edição, Porto Alegre; Astrup Fearnkey Musset, Oslo; Zacheta National Gallery, Varsóvia; Museu Brasileiro da Escultura, Curitiba e CAAC Sevilha. Suas obras integramas seguintes coleções públicas: Itaú Cultural, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e The Blanton Museum, Austin.

Na série Chapados, o artista explora a distorção gerada pela pressão dos materiais, papel e aço, com os quais trabalha. O título joga com a ambiguidade da palavra “chapado”. Lucas incorpora signos já apresentados nas séries de esculturas White Lies e Desenhos, em que o traço do desenho-desígnio é formado com os cortes na resma de papel, atravessando à fundo as folhas, que se distorcem pela pressão das peças de aço. As folhas de jornal em branco são deslocadas do lugar “confortável” da pilha de papéis de White Lies. Em Chapados, elas se tensionam, criando relevos interrompidos pelos cortes, que irão inevitavelmente se oxidar com o tempo, deixando a brancura da superfície apenas como memória temporal.

R$ ,00
lance inicial
Confira os lances